quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Marcelo Garcia - Presidente do CONGEMAS e Secretário Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro/RJ











 
CONGEMAS - O Que vc está achando da Conferência, até agora?
Eu achei essa 6ª Conferência extraordinária. Eu acompanho desde a 1ª Conferência, coordenei a 3ª e vejo na 6ª Conferência um sopro gigantesco do Estado; a vontade de que o Estado ocupe o seu papel na política de Assistência Social. Eu vi aqui um desejo incontrolável de que cada estado brasileiro exerça a defesa dos direitos e não as entidades sociais. Essa foi uma conferência completamente diferente e inovadora. Ela começou com muitos problemas e podia ter naufragado mas foi tão bem construída e teve tanta qualidade no seu conteúdo que a gente sai daqui com a certeza de que o brasileiro que participa da política de Assistência Social quer que o estado assuma a defesa dos direitos da população brasileira.
Destaco a participação dos trabalhadores. Eu avalio que no momento em que você implantou 4.000 CRAS no Brasil, a figura do trabalhador ganhou muita força. A presença dos trabalhadores da Assistência Social é a marca também desta 6ª Conferência. Enfim, já estamos prontos para a 7ª. Eu saio daqui muito esperançoso com as deliberações, com o Plano Decenal, e o CONGEMAS teve um papel muito importante nisso. Esteve na coordenação e mobilização da Conferência e esteve, sobretudo, em todas as mesas colaborando e participando. É muita alegria ter participado da 6ª Conferência Nacional.

Nenhum comentário: